sexta-feira, 27 de março de 2020

Revisão - capítulo 2 do livro didático.



Interpretação textual
Leia a charge:

















 1 – Identifique e explique a crítica feita pela charge:
 2 – Leia estas assertivas acerca das características assumidas pelo gênero charge:
I. São necessários conhecimentos prévios para a construção do sentido textual.
II. A linguagem verbal e não verbal integram o texto.
III. O humor é um recurso utilizado na composição da crítica.

Está correto apenas o que se afirma em:
a) I.
b) II.
c) I e III
d) I, II e III.

Analise as charges abaixo para responder à questão: 3 a 6.

A charge de Duke utiliza as linguagens verbal e não verbal para tecer uma crítica social e política. Disponível em http://dukechargista.com.br/


3-As charges utilizam os recursos do desenho e do humor para tecer algum tipo de crítica a diversas situações do cotidiano. Sobre a charge do chargista Duke, analise as seguintes afirmações e julgue aquelas que são verdadeiras:

I. Através da expressão do torcedor, podemos notar que ele se encontra entusiasmado com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil;
II. Através da gradação na mudança de expressão do torcedor, podemos perceber que ele possui uma visão crítica sobre a realização da Copa no Brasil;
III. Não podemos afirmar que exista qualquer tipo de comentário crítico nas entrelinhas da charge, pois essa tem apenas a função de divertir o leitor;
IV. Podemos inferir que o entusiasmo inicial pela realização dos jogos no Brasil foi substituído por uma postura pessimista por parte da personagem retratada.

São verdadeiras:
a) I e III.
b) I, IV e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.


A charge de Nani faz uma crítica severa através da linguagem não verbal. Disponível em http://www.chargeonline.com.br/doano.htm

4- Através do uso da linguagem não verbal, que pode muitas vezes surgir como principal recurso de comunicação em uma charge, o chargista Nani faz referência ao seguinte evento:

a) Guerra no Afeganistão.
b) Ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos.
c) Violência nas cidades do Brasil.
d) Conflito entre Israel e Palestina.

As charges podem fazer uma crítica social, cultural ou política. Disponível em: http://tv-video-edc.blogspot.com

5-A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque:

a) Questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
b) Considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais.
c) Enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
d) Descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.
e) Concebe a rede de computadores como espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.


Charge sobre antiga prática eleitoral. Reprodução/Fuvest. Disponível em http://educacao.globo.com/provas/fuvest-2014/questoes/68.html

6-A charge satiriza uma prática eleitoral presente no Brasil da chamada “Primeira República”. Tal prática revelava a
a) Ignorância, por parte dos eleitores, dos rumos políticos do país, tornando esses eleitores adeptos de ideologias políticas nazifascistas.
b) Ausência de autonomia dos eleitores e sua fidelidade forçada a alguns políticos, as quais limitavam o direito de escolha e demonstravam a fragilidade das instituições republicanas.
c) Restrição provocada pelo voto censitário, que limitava o direito de participação política àqueles que possuíam um certo número de animais.
d) Facilidade de acesso à informação e propaganda política, permitindo aos eleitores a rápida identificação dos candidatos que defendiam a soberania nacional frente às ameaças estrangeiras.
e) Ampliação do direito de voto trazida pela República, que passou a incluir os analfabetos e facilitou sua manipulação por políticos inescrupulosos.

Produção textual
Agora é sua vez de produzir  uma charge com um tema atual, seja criativo!
Fique atento nas instruções abaixo:
 · Observe os acontecimentos a sua volta;
· Retrate na charge um fato do seu cotidiano;
· Perceba que a charge pode trazer a informação de um texto;
· Faça uma crítica com humor sobre o  assunto da charge.




                                                           Gramática

OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO
OBJETO DIRETO ocorre com
Verbo transitivo direto
•  TD: transitivo direto: o verbo necessita de um  complemento ( objeto direto) sem o auxílio de preposição OBRIGATÓRIA   Exemplo: Comprei um carro. Ele fez a pesquisa na biblioteca.

2. OBJETO INDIRETO ocorre com
Verbo transitivo indireto
•    TI : transitivo indireto:o verbo necessita de um  complemento( objeto indireto) com o auxílio de preposição. Exemplos:
Gostamos de gente alegre(  preposição DE)
Concordo com você.           (  preposição COM)
Confiamos em Deus.           ( preposição EM)

Observação
Há verbos que exigem 2 complementos ( objeto direto e objeto indireto ou vice-versa)
•  V.T.D.I Verbo transitivo direto e indireto: dois complementos para mesmo verbo, um direto e outro indireto. Exemplo:
Entreguei o bilhete ao garçom. Entreguei algo ( objeto direto ) a alguém(objeto indireto)

       Exercícios

       1. De acordo com o código, analise os termos em destaque das seguintes orações:

OD – objeto direto
OI – objeto indireto 

a – Eu acredito em você e não confio em boatos  ).
b – Ganhamos a partida em tempo recorde (   ).
c – Desejamos-lhe sucesso nesta caminhada (   ).
d – Eu a vi saindo depressa (   ).
e – Continuas persistindo no erro (   ).
      f - “Sorvete Kibon decora sua cozinha. E dá nome às latas”. 
      
      
      2 . Em se tratando de verbos transitivos, sabemos que estes não possuem sentido por si só, necessitando, portanto de um complemento – objeto direto ou indireto.Com base nesse pressuposto, analise as orações expostas conforme indica o modelo:

a) Necessitamos de sua ajuda na pesquisa.
Necessitamos – Verbo transitivo indireto
de sua ajuda – objeto indireto


b) O diretor fez as recomendações aos alunos.
c) A plateia aplaudiu o artista famoso.
d) As encomendas foram entregues aos moradores.
e) Marta pegou o livro e entregou ao professor.

Tirando as dúvidas.

Diferença entre  Adjunto adverbial e objeto indireto

Embora sejam termos associados VERBO, apresentam diferenças na estrutura sintática.

Adjunto adverbial: termo que especifica, modifica, determina e indica uma circunstância( tempo, lugar, causa, etc)
Objeto indireto : completa o sentido de um verbo transitivo indireto.
      A. Adjunto adverbial: termo  expresso por um advérbio ou locução adverbial que indica uma circunstância; as mais comuns: TEMPO, MODO, LUGAR , NEGAÇÃO, AFIRMAÇÃO, INTENSIDADE, DÚVIDA, INSTRUMENTO, COMPANHIA,  geralmente associado a VERBO INTRANSITIVO; nem sempre vem acompanhado de preposição.

Exemplo:
Amanhã  falaremos sobre isso. TEMPO
Ela falava tranquilamente sobre o assunto. MODO
A criança não  guarda mágoa por muito tempo .NEGAÇÃO
Josefina anda depressa. MODO
O meliante foi morto a tiros. INSTRUMENTO
Fui ao cinema com meu namorado. COMPANHIA
O carro está 
na garagem.(LUGAR)

     B.  Objeto indireto: termo que COMPLETA o sentido de um verbo transitivo com preposição obrigatória
Exemplo:
Esta criança  necessita de acompanhamento psicológico.
Sogra  quase sempre implica com nora.
O jovem anseia por liberdade.
Ninguém gosta de correção.

Concluindo:

1. Moro em São Paulo. 
               adjunto adverbial     (  indica lugar onde moro)

2. Gosto de São Paulo.
                objeto indireto         completa o sentido do verbo transitivo indireto)

                         Assista o vídeo para complementar seu conhecimento!


                                                 Da teoria para prática!

                       https://rachacuca.com.br/quiz/119792/exercicios-de-sujeito-e-predicado/

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