A carta pessoal
Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos
comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares.
As características desse tipo de gênero textual são simples, ou seja, não
possuem muitas regras e estrutura para serem seguidas. Vejamos:
• O assunto é livre, geralmente de ordem íntima, sentimental.
• O tamanho varia entre médio e grande. Quando é pequeno, é considerado bilhete
e não carta.
• O tipo de linguagem acompanhará o grau de intimidade entre remetente e
destinatário.
Portanto, cabe ao escritor saber se pode usar termos coloquiais ou mesmo
gírias.
• Quanto à estrutura, a carta pessoal deve seguir a sequência: 1. local e data
escritos à esquerda, 2. vocativo, 3. corpo do texto e 4. despedida e
assinatura.
Como o grau de intimidade é variável, o vocativo, por conseqüência, também:
Minha querida, Amado meu, Querido Amigo Fulano, Fulaninho, Caro Senhor,
Estimado cliente, etc. A pontuação após o vocativo pode ser vírgula ou
dois-pontos.
Assim também é em relação à despedida, a qual pode variar entre Atenciosamente,
Cordialmente, etc. até Adeus, Saudades, Até em breve, etc.
Quanto à assinatura, pode ser desde só o primeiro nome até o apelido,
dependendo da situação.
Caso se esqueça de dizer algo importante e já tenha finalizado a carta é só
acrescentar a abreviação latina P.S (post scriptum) ou Obs. (observação).
A carta pessoal geralmente é entregue em mãos ou enviada pelo correio, pois é
manuscrita!
Curiosidade sobre P.S: essa sigla é originada do verbo latino “post scribere”
que significa “escrever depois”!
ATIVIDADES: Referentes a 6 HORAS/AULAS.
Leitura e fichamento ou mapa
mental dos gêneros textuais: carta, diário e blog. Para fazer as atividades, o
aluno deve pesquisar o capítulo 2 do livro didático ou sites no Google.
Finalizando o capítulo 2
Gênero textual carta.
Leia esta
carta pessoal:
São Paulo, 8
de janeiro de 2011.
E aí pai,
beleza?!
Tudo bem com
você?
Quando é que
você volta dessa sua viagem de negócios, hein?! Estou com
saudades...
Por aqui está
tudo bem, a mãe tá bem, eu tô bem e a Ju também tá bem. Tenho feito todas as
lições e estou ajudando a mamãe direitinho, assim como você me pediu! Mas tem
acontecido coisas misteriosas por aqui de alguns dias pra cá. Só tô contando
isso porque percebi que já passou dos limites!
Como
você bem sabe, eu adoro ler. Lembra-se daquela sala proibida na
biblioteca da escola? Foi assim:
Tinha batido o
sinal do termino do recreio e la fui eu! Aproveitei o rolo da molecada e entrei
na sala proibida. Estava super curioso e peguei (emprestado) um livro que me
chamou atenção. Tá bom, pai, eu sei que pisei na bola ao entrar na sala e ainda
por cima pegar sem permissão aquilo que não é meu, mas a minha curiosidade pela
sala era tanta que, ao entrar, foi como se todos os livros soubessem que eu
estava lá. E um deles me chamou! Sussurrou meu nome e foi como se eu estivesse
a céu aberto, com gaivotas gritando, sentindo a brisa no rosto. Peguei o livro
e comecei a ler imediatamente. E tenho feito isso, há três dias. No intervalo
do recreio, eu, zuptt, dou um jeito e volto lá. Pai o livro me chama!!! E que
história pai! D+, um arraso. Navios sombrios, mar bravo, tempestades mortais...
e piratas! E há dois dias, andando pela casa (e não estou mentindo!!!), eu vi
um! Era um pirata velho, talvez um marujo experiente, barba curta, cabelos
ensebados, olhos fundos e penetrantes, pele morena e suada, brincos de argola
em uma das orelhas, casaco em trapos. Até aí tudo bem. Pensei: “É apenas fruto
da minha imaginação”. Mas o que mais me perturba é a chave de ouro que achei
ontem embaixo do meu travesseiro! E hoje, você não vai acreditar tem uma arca
de tesouro embaixo da minha cama. Fechada.
Papai, volte
logo! Provavelmente terminarei o livro em dois dias, e não consigo parar de
ler.
Beijo de seu
apavorado filho,
Gabriel
1) A carta
pessoal é um tipo de correspondência. Que tipo de assunto essa carta contém?
Indique a alternativa correta:
a) Um assunto
pessoal, com relatos de experiências vividas.
b) Uma
história imaginada, vivida por personagens num determinado tempo e lugar.
2) A carta
apresenta algumas características.
a) Quem é o
remetente? E o destinatário?
b) Em que
local e data a carta em estudo foi escrita?
c) Gabriel
mostra ter intimidade com o pai. Que expressão utilizada por ele no início da
carta revela haver amizade entre os dois?
3) Além do
local e data, vocativo (o nome do destinatário no início da carta) e assinatura
do remetente, uma carta contém também assunto e despedida.
a) Na carta de
Gabriel, o assunto começa em “Tudo bem com você?”. Onde ele termina?
b) Que palavra
Gabriel usa para se despedir do pai?
4) Quando nos esquecemos de relatar ou comentar alguma coisa importante na
carta, podemos incluir, depois da despedida e da assinatura, um P.S.,
isto é, post-scriptum (expressão latina que significa “depois
de escrito”). Na carta de Gabriel há P.S.?
5) Na sua
opinião, por que a Biblioteca da escola de Gabriel era um lugar proibido?
6) Como você
analisa a atitude de Gabriel “ao entrar na sala e ainda por cima pegar sem
permissão aquilo que não é” dele?
7) Para que
serve a carta pessoal e quais são suas características?
8) PRODUÇÃO DE
TEXTO:
Imagine que
você tem um amigo ou amiga com quem não fala há muito tempo e a única forma de
se comunicar com esta pessoa seja através de uma carta pessoal. Dessa forma,
então, coloque sua imaginação para funcionar e escreva uma carta a essa pessoa
contando novidades sobre a sua vida e, ainda perguntando tudo aquilo que você
gostaria de saber sobre a vida deste amigo ou amiga desde o tempo em que vocês
nunca mais se falaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário