domingo, 26 de maio de 2019

Não percam a nova aventura de Gorrinho 2!


       Gorrinho cresceu, continua perspicaz e totalmente genial. Como não poderia deixar de ser, nosso herói e seus amigos estão envolvidos em muitas e divertidas aventuras que vão deixar você de cabelo em pé; afinal, o mistério está no ar e precisa ser desvendado. Aventure-se com Gorrinho e seus amigos, você não pode ficar de fora!.



Meus queridos, alunos, o roteiro de leitura é para o dia 24/06/2019.
                    Roteiro de leitura


                                      Conhecendo a obra do livro “ Gorrinho 2”.


      1)  Cite as personagens do livro atribuindo duas características.
2)   Como Jorginho, Nígel e Beto Sam encaram a Língua Portuguesa, os estudos e a própria vida?

                  Mapeando o texto, de olho na linguagem.

 3) Busque em algum trecho do livro a presença de figuras de linguagem, relacionando-as e classificando-as.

 4) Você sabe o que significa estrangeirismo? O estrangeirismo é o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na Língua Portuguesa. De acordo com o idioma de origem, as palavras recebem nomes específicos, tais como anglicismo (do inglês), galicismo (do francês) e outros. O estrangeirismo divide-se em duas categorias: com aportuguesamento, em que a grafia e a pronúncia da palavra são adaptadas ao português (abajur, do francês abat-jour) e sem aportuguesamento, em que se conserva a forma original da palavra (mouse, do inglês). Sabendo disso, encontre e escreva palavras ou frases escritas em inglês ou em outra língua. Depois, traduzi-las para o português. 


 5) Cada contexto ou ocasião requer uma linguagem adequada. Entre os seus amigos, por exemplo, é adequado usar gírias; uma entrevista de emprego, por sua vez, exige linguagem formal. Como você expressaria de forma adequada a uma ocasião formal as seguintes frases?

a. — Eu não o desculpo! — Disse Nígel. — Estou de saco cheio de você! Todos estamos! 
b. Meu amigo não entendeu bulhufas! Encucado, passou horas tentando desvendar o significado das frases.



 6) Busque as repostas diretamente no texto para escolher uma das questões abaixo
O que podemos observar com relação ao papel do Gorrinho e dos seus pais no contexto familiar?
 a. Inversão de papéis
b. Inversão de valores
 c. O típico retrato de uma família atual

7) Em sua opinião, até que ponto existe tolerância entre pais e professores diante do comportamento de adolescentes, como o de Gorrinho, Jorginho, Nígel, Beto Sam e Ludimila? 


8) Comente a relação entre Gorrinho e seus pais. O que podemos atribuir para o crescimento de nossa personalidade? 


9)As características de Gorrinho são comuns nos adolescentes? Sim? Não? Justifique.  


 10) O comportamento dos pais de Gorrinho é comum nas famílias? Sim? Não? Justifique. 


 11) Faça a respectiva correspondência. Em qual situação se escreve junto ou separado as expressões:
 A. Por que              No final da frase ou fazendo o papel de substantivo
 B. Porque               Separado para  perguntas
 c. Por quê               Junto, para dar respostas


  12) Na língua inglesa, os “porquês” também são escritos de formas diferentes. Ligue para exemplificar:
 WHY                                                porque (resposta)
 BECAUSE                                         por que (pergunta)

                             A palavra e os sentidos

13) O nome do diretor da escola de Gorrinho é Prudente.
Responda:
a. Qual o significado dessa palavra?
b. Como você classifica gramaticalmente a palavra “prudente”: substantivo, adjetivo,advérbio? 
c. De adjetivo, a palavra prudente tornou-se substantivo próprio (Prudente). Em sua opinião, qual foi a intenção do autor ao escolher esse nome para o diretor? Justifique:

14) Tente analisar o nome do padre. Por que será que o personagem recebeu o nome de Galo?
a. Por causa do seu jeito de falar .
b. Por lembrar um cantor de música sacra.
c. Porque nunca ficava de mau humor.

15) Descreva as atitudes de  Jorginho

16) Quando Jorginho passou a se dedicar nas tarefas da escola, qual foi a reação de seus colegas?
 a. Começaram a incentivá-lo
 b. Sentiram-se incomodados e enciumados
 c. Foram indiferentes.

 Justifique sua resposta com passagem do texto.
 Relate as aventuras de Gorrinho, no final dê sua opinião sobre a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário