
Gorrinho cresceu, continua perspicaz e totalmente genial. Como não poderia deixar de ser, nosso herói e seus amigos estão envolvidos em muitas e divertidas aventuras que vão deixar você de cabelo em pé; afinal, o mistério está no ar e precisa ser desvendado. Aventure-se com Gorrinho e seus amigos, você não pode ficar de fora!.
Meus queridos, alunos, o roteiro de leitura é para o dia 24/06/2019.
Roteiro de leitura
Meus queridos, alunos, o roteiro de leitura é para o dia 24/06/2019.
Roteiro de leitura
Conhecendo a obra do livro “ Gorrinho 2”.
1) Cite as personagens do livro atribuindo duas
características.
2) Como Jorginho, Nígel e Beto Sam encaram a Língua
Portuguesa, os estudos e a própria vida?
Mapeando o texto, de olho na linguagem.
3) Busque em algum trecho do livro a presença de figuras de
linguagem, relacionando-as e classificando-as.
4) Você sabe o que significa estrangeirismo? O
estrangeirismo é o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na
Língua Portuguesa. De acordo com o idioma de origem, as palavras recebem nomes
específicos, tais como anglicismo (do inglês), galicismo (do francês) e outros.
O estrangeirismo divide-se em duas categorias: com aportuguesamento, em que a
grafia e a pronúncia da palavra são adaptadas ao português (abajur, do francês
abat-jour) e sem aportuguesamento, em que se conserva a forma original da
palavra (mouse, do inglês). Sabendo disso, encontre e escreva palavras ou
frases escritas em inglês ou em outra língua. Depois, traduzi-las para o
português.
5) Cada contexto ou ocasião requer uma linguagem adequada.
Entre os seus amigos, por exemplo, é adequado usar gírias; uma entrevista de
emprego, por sua vez, exige linguagem formal. Como você expressaria de forma
adequada a uma ocasião formal as seguintes frases?
a. — Eu não o
desculpo! — Disse Nígel. — Estou de saco cheio de você! Todos estamos!
b. Meu amigo não
entendeu bulhufas! Encucado, passou horas tentando desvendar o significado das
frases.
6) Busque as repostas diretamente no texto para escolher uma
das questões abaixo
O que podemos observar com relação ao papel do Gorrinho e
dos seus pais no contexto familiar?
a. Inversão de papéis
b. Inversão de valores
c. O típico retrato
de uma família atual
7) Em sua opinião,
até que ponto existe tolerância entre pais e professores diante do
comportamento de adolescentes, como o de Gorrinho, Jorginho, Nígel, Beto Sam e
Ludimila?
8) Comente a relação entre Gorrinho e seus pais. O que
podemos atribuir para o crescimento de nossa personalidade?
9)As características de Gorrinho são comuns nos
adolescentes? Sim? Não? Justifique.
10) O comportamento dos pais de Gorrinho é comum nas famílias? Sim? Não?
Justifique.
11) Faça a respectiva correspondência.
Em qual situação se escreve junto ou separado as expressões:
A. Por que No final da
frase ou fazendo o papel de substantivo
B. Porque Separado
para perguntas
c. Por quê Junto, para dar respostas
12) Na língua
inglesa, os “porquês” também são escritos de formas diferentes. Ligue para
exemplificar:
WHY porque (resposta)
BECAUSE por que
(pergunta)
A palavra e os sentidos
13) O nome do diretor da escola de Gorrinho é Prudente.
Responda:
a. Qual o significado dessa palavra?
b. Como você classifica gramaticalmente a palavra
“prudente”: substantivo, adjetivo,advérbio?
c. De adjetivo, a palavra prudente tornou-se substantivo
próprio (Prudente). Em sua opinião, qual foi a intenção do autor ao escolher
esse nome para o diretor? Justifique:
14) Tente analisar o nome do padre. Por que será que o
personagem recebeu o nome de Galo?
a. Por causa do seu jeito de falar .
b. Por lembrar um cantor de música sacra.
c. Porque nunca
ficava de mau humor.
15) Descreva as atitudes de Jorginho
16) Quando Jorginho
passou a se dedicar nas tarefas da escola, qual foi a reação de seus colegas?
a. Começaram a
incentivá-lo
b. Sentiram-se incomodados e enciumados
c. Foram indiferentes.
Justifique sua resposta com passagem do texto.
Relate as
aventuras de Gorrinho, no final dê sua opinião sobre a história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário