domingo, 26 de maio de 2019

Guerreiras de Gaia, de Gisele Mirabai


Roteiro de leitura 


1)      Elabore um parágrafo de no máximo dez linhas, apresentando o livro para o leitor.

2)  No decorrer do livro, as cinco Guerreiras de Gaia enfrentam a missão de descobrir qual é a maior qualidade de si mesmas. Qual é a sua maior qualidade.

3) Conte com suas palavras como cada guerreira de Gaia encontrou o amuleto.

      4) De todas as regras, no capítulo Regras são regras, para você qual seria mais difícil cumprir? Justifique sua resposta.

      5) Releia o capítulo A roda da engrenagem, escolha um trecho que tenha relação com algum fato ocorrido nos últimos tempos ou ocorrido com você.

    6) Releia o capítulo A roda da engrenagem, escolha um trecho que tenha relação com algum fato ocorrido nos últimos tempos ou ocorrido com você.

    7) O livro faz uma crítica à poluição e ao desmatamento e nos faz imaginar um planeta totalmente sustentável. Destaque três trechos que confirmem esta afirmação.

    8) Com o objetivo de atentar para a questão do saneamento básico a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos, a Campanha da Fraternidade em 2016 decidiu pelo tema: “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24). Em sua opinião, o livro de Gisele Mirabai contribui para refletir sobre o tema da Campanha? Justifique seu ponto de vista.

  9) Após a leitura do livro podemos observar que alguns acontecimentos têm relações com a ciências. Cite dois acontecimentos e comente – os.

   10) “Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente”.
(WWF Brasil. O que é desenvolvimento sustentável. Disponível em: <WWF.org>. Acesso em: 16 jan. 2015).
          Assinale a alternativa que NÃO aponta uma maneira correta de promover o desenvolvimento sustentável:
a) optar por recursos naturais renováveis, tais como os ventos e a energia solar.
b) praticar a agricultura orgânica com maior frequência, sem o uso de agrotóxicos.
c) redução da queima de combustíveis fósseis.
d) ampliação da área de cultivo agrícola em larga escala.

11) Embora você não tenha que salvar Gaiatmã, uma terra fantástica que está ameaçada pelos terríveis Metazeus, nosso planeta também está ameaçado.  O que você  pode fazer para contribuir com uma sociedade sustentável. Liste algumas ações possíveis. 

12) A leitura do livro contribui para amadurecimento de sua personalidades? Justifique sua resposta.



OBS: O roteiro é para ser entregue dia 18/06/2019.







Não percam a nova aventura de Gorrinho 2!


       Gorrinho cresceu, continua perspicaz e totalmente genial. Como não poderia deixar de ser, nosso herói e seus amigos estão envolvidos em muitas e divertidas aventuras que vão deixar você de cabelo em pé; afinal, o mistério está no ar e precisa ser desvendado. Aventure-se com Gorrinho e seus amigos, você não pode ficar de fora!.



Meus queridos, alunos, o roteiro de leitura é para o dia 24/06/2019.
                    Roteiro de leitura


                                      Conhecendo a obra do livro “ Gorrinho 2”.


      1)  Cite as personagens do livro atribuindo duas características.
2)   Como Jorginho, Nígel e Beto Sam encaram a Língua Portuguesa, os estudos e a própria vida?

                  Mapeando o texto, de olho na linguagem.

 3) Busque em algum trecho do livro a presença de figuras de linguagem, relacionando-as e classificando-as.

 4) Você sabe o que significa estrangeirismo? O estrangeirismo é o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na Língua Portuguesa. De acordo com o idioma de origem, as palavras recebem nomes específicos, tais como anglicismo (do inglês), galicismo (do francês) e outros. O estrangeirismo divide-se em duas categorias: com aportuguesamento, em que a grafia e a pronúncia da palavra são adaptadas ao português (abajur, do francês abat-jour) e sem aportuguesamento, em que se conserva a forma original da palavra (mouse, do inglês). Sabendo disso, encontre e escreva palavras ou frases escritas em inglês ou em outra língua. Depois, traduzi-las para o português. 


 5) Cada contexto ou ocasião requer uma linguagem adequada. Entre os seus amigos, por exemplo, é adequado usar gírias; uma entrevista de emprego, por sua vez, exige linguagem formal. Como você expressaria de forma adequada a uma ocasião formal as seguintes frases?

a. — Eu não o desculpo! — Disse Nígel. — Estou de saco cheio de você! Todos estamos! 
b. Meu amigo não entendeu bulhufas! Encucado, passou horas tentando desvendar o significado das frases.



 6) Busque as repostas diretamente no texto para escolher uma das questões abaixo
O que podemos observar com relação ao papel do Gorrinho e dos seus pais no contexto familiar?
 a. Inversão de papéis
b. Inversão de valores
 c. O típico retrato de uma família atual

7) Em sua opinião, até que ponto existe tolerância entre pais e professores diante do comportamento de adolescentes, como o de Gorrinho, Jorginho, Nígel, Beto Sam e Ludimila? 


8) Comente a relação entre Gorrinho e seus pais. O que podemos atribuir para o crescimento de nossa personalidade? 


9)As características de Gorrinho são comuns nos adolescentes? Sim? Não? Justifique.  


 10) O comportamento dos pais de Gorrinho é comum nas famílias? Sim? Não? Justifique. 


 11) Faça a respectiva correspondência. Em qual situação se escreve junto ou separado as expressões:
 A. Por que              No final da frase ou fazendo o papel de substantivo
 B. Porque               Separado para  perguntas
 c. Por quê               Junto, para dar respostas


  12) Na língua inglesa, os “porquês” também são escritos de formas diferentes. Ligue para exemplificar:
 WHY                                                porque (resposta)
 BECAUSE                                         por que (pergunta)

                             A palavra e os sentidos

13) O nome do diretor da escola de Gorrinho é Prudente.
Responda:
a. Qual o significado dessa palavra?
b. Como você classifica gramaticalmente a palavra “prudente”: substantivo, adjetivo,advérbio? 
c. De adjetivo, a palavra prudente tornou-se substantivo próprio (Prudente). Em sua opinião, qual foi a intenção do autor ao escolher esse nome para o diretor? Justifique:

14) Tente analisar o nome do padre. Por que será que o personagem recebeu o nome de Galo?
a. Por causa do seu jeito de falar .
b. Por lembrar um cantor de música sacra.
c. Porque nunca ficava de mau humor.

15) Descreva as atitudes de  Jorginho

16) Quando Jorginho passou a se dedicar nas tarefas da escola, qual foi a reação de seus colegas?
 a. Começaram a incentivá-lo
 b. Sentiram-se incomodados e enciumados
 c. Foram indiferentes.

 Justifique sua resposta com passagem do texto.
 Relate as aventuras de Gorrinho, no final dê sua opinião sobre a história.

sábado, 18 de maio de 2019

Atividades em família .


                                                                    Hora da reflexão!




 Baseado no livro escrito por R.J. Palacio, Extraordinário, filme dirigido e co-escrito por Stephen Chbosky, nos conta uma história inspiradora e que vai servir como exemplo para muitas crianças e jovens que lidam, diariamente, com a percepção de serem vistos – e tratados – como diferentes pelos outros. August “Auggie” Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma doença craniofacial congênita. Em decorrência disso, desde cedo, aprendeu a ter uma vida um tanto solitária, na medida em que seu contato com o mundo exterior era restrito aos seus pais (Julia Roberts e Owen Wilson) e à única amiga (Danielle Rose Russell) que sua irmã (Izabela Vidovic) tinha.
Após anos sendo educado em casa pela mãe, quando Auggie chega ao quinto ano do colégio, os pais decidem que é chegado o momento do filho ingressar numa escola, tendo contato com crianças de sua idade e ganhando independência no mundo exterior. Extraordinário acompanha justamente a inserção de Auggie num mundo escolar que o recebe de maneira abrupta, com estranhamento por parte dos colegas, e situações chatas como bullying e isolamento.
O filme enfoca, basicamente, a força interior e a perseverança de Auggie num ambiente que o trata de maneira muito hostil e a grande mensagem do filme reside no fato de que, apesar de entrar em contato com sentimentos como a dor e a decepção, Auggie oferece a outra face, encarando seus dias com muita resiliência e tentando transpor as barreiras que lhe são impostas com lições de humildade e de amor.
É interessante também notar que Extraordinário não se resume somente às batalhas internas e diárias vividas por Auggie. O filme nos mostra que, quando uma família enfrenta uma enfermidade como a que Auggie possui, não é só a vida dele que é afetada, a de todos acaba sendo influenciada. Então, o núcleo familiar dos Pullman gira em torno de Auggie. Por isso mesmo, a decisão muito acertada de Stephen Chbosky de utilizar um recurso narrativo que nos permite enxergar os conflitos internos de boa parte das personagens – uma pena que esse recurso não tenha sido estendido para os pais dele.
Alguns irão acusar Extraordinário de ser um filme que tem a intenção proposital de manipular as emoções da plateia. Discordo disso. A verdade é que, na maneira como foi dirigido por Stephen Chbosky, o filme nos faz sentir muita empatia por tudo o que a família Pullman vive. Mesmo que não tenhamos tido uma experiência como a de Auggie, é impossível não se colocar no lugar dele diante de tudo que ele irá passar. Mesmo percorrendo caminhos que são previsíveis, Extraordinário nos conquista por completo, sendo um longa que emociona, comove e nos faz perceber que a beleza da vida está em enxergar as pessoas pelo que elas são – sem máscaras, sem primeiras impressões, sem influências de aparências. Sem dúvida, um filme obrigatório para todas as idades!


Extraordinário (Wonder, 2017)
Direção: 
Stephen Chbosky
Roteiro: Stephen Chbosky, Steve Conrad e Jack Thorne (com base no livro de autoria de R.J. Palacio)
Elenco: Jacob Tremblay, Owen Wilson, Izabela Vidovic, Julia Roberts, Noah Jupe, Bryce Gheisar, Elle McKinnon, Danielle Rose Russell, Nadji Jeter

1) Durante todo o filme é possível ver a gentileza de muitos personagens, como o professor Browne (Daveed Diggs), que ensinou esse preceito na sala de aula e fez com que os alunos, inclusive o Auggie, refletissem sobre tal ação.
Na trama ou na vida real, a gentileza é uma virtude e ela sempre será sinônimo de pessoas amorosas e agradáveis. Ser gentil torna o dia mais alegre, prazeroso e transformador. Como você pratica a gentileza no seu dia a dia?

2) Auggie sofreu muito, na verdade ele ‘ainda’ sofre, porque o mundo muitas vezes não é legal e não sabe lidar com as diferenças. Mas apesar disso ele foi até o fim. Chorou, sorriu e conseguiu mostrar o seu brilho, despertando assim a admiração de todos. Como ele consegui superar esse obstáculo?

3) Amor e respeito foram explorados de forma pontual durante todo o filme. As cenas revelavam muito carinho e compaixão entre os personagens da família e amigos. É interessante ressaltar que os laços familiares, tanto no filme quanto no livro, são muito fortes, demonstrando o amor incondicional dos pais e também da irmã de Auggie. Um amor capaz de motivar, encorajar e transformar. De fato, é uma reflexão magnífica: Estamos nós comprometidos com a nossa família, valorizando, cuidando e ajudando uns aos outros? Comente.

4) August é representado como um menino sendo excluído no ambiente escolar. No espaço em que você vive, também há atitudes semelhantes ao do protagonista? Justifique.

5) Qual a importância da família de Auggie para que ele persista na escola?

6) Descreva o papel do professor na vida escolar de Auggie?

7) Se você já ‘brincou’ de chamar os colegas por apelidos maldosos, rejeitou  a amizade ou desdenhou de alguém, repense nas suas atitudes e aprenda com elas. E ensine aos pequenos que te rodeiam (irmãos, primos, etc) a não fazerem bullying. Além de ser feio, o Bullying dói, dói porque palavras também machucam e podem causar sérias doenças psicológicas como a depressão. O Bullying é considerado uma agressão e não é legal sentir dor, não é mesmo? E se fosse com você, como seria seu comportamento?

8) A história ensina que o amor e a amizade são muito mais importantes do que a aparência.
 A cada superação, o pequeno Auggie nos mostra o quanto a aparência é apenas um detalhe em nossas vidas, e que a nossa essência é o que temos de mais precioso! Seus pais o ajudam, todo momento, a perceber o quanto seu rosto não define o que ele é, e que quem o conhece, sabe o quanto ele é uma pessoa especial e cheio de qualidades! No decorrer da história, Auggie ganha um grande amigo na escola, o Jack, que tem que aprender a conviver com a pressão e mostrar aos demais colegas que o que temos de mais importante é o que não se pode ver. Comente esse trecho com passagens do filme.

  9)  Faça um breve comentário da seguinte frase:  Lembre-se: “Se você tiver que escolher entre ser correto e ser gentil, seja gentil.”

10)“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos no mundo”. Explique qual a vitória do personagem August.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Análise do filme, Extraordinário.


EXTRAORDINÁRIO

“Seja gentil, você não sabe as batalhas que o outro enfrenta!”
“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”
    O filme “Extraordinário” conta a emocionante história de August Pullman( Auggie), um garotinho que nasceu com uma desordem craniofacial congênita e que pela primeira vez, irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança. No quinto ano, ele irá precisar se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade. 

domingo, 12 de maio de 2019

Trabalhando gênero filme.

        
                            Ela dança, eu danço 4.

  

                       Atividade sobre o Filme: Ela dança, eu danço 4
1) Pesquise no dicionário o significado das seguintes palavras: 
ASPIRAÇÕES
MANIFESTAÇÃO – 
PROTESTO - 
PERFORMANCE – 
MÁFIA -
DANÇA-


2) De acordo com o título do filme “Ela dança, eu danço”, pode-se observar que há um duplo sentido.  Explique de forma clara quais podem ser esses sentidos.

3) Qual foi o PRIMEIRO OBJETIVO das MANIFESTAÇÕES da equipe de dança?


4) Qual acontecimento fez com que o grupo mudasse de foco?

5) Durante as MANIFESTAÇÕES o grupo usou violência ou todos agiram de forma pacífica? Comente.


6) Em sua opinião, qual foi o motivo da escolha do nome "The Mob" para a equipe de dança?


7 O que significa QUEBRAR AS REGRAS dentro do contexto do filme?


8) O grupo teve sucesso com os PROTESTOS? Justifique.

9) Você gostou do filme?  O que essa história acrescentou no amadurecimento de sua personalidade? Comente.

10) Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. Os valores podem ser classificados em 4 categorias:
Pessoais
Os valores pessoais são princípios que o(a) definem como indivíduo. Valores como honestidade, segurança e confiança determinam a sua maneira de enfrentar o mundo e se relacionar com as pessoas.
Culturais
Os valores culturais, como a prática de tradições e crenças, são princípios que mantém conexões com as suas raízes culturais. Eles ajudam-no(a) sentir-se ligado(a) a uma comunidade mais alargada com a mesma origem e os mesmos antepassados.
Sociais
Os valores sociais são princípios que determinam a sua maneira de se relacionar com os outros em situações sociais, incluindo os envolvendo família, amigos e colegas de trabalho.

  Profissionais
Os valores profissionais são princípios que guiam o seu comportamento em contexto de trabalho. Eles definem a sua maneira de trabalhar e de se relacionar com os seus colegas de trabalho, chefes e clientes. Estes valores refletem também o seu potencial para progredir na carreira. 
No filme podemos identificar vários valores. Cite e comente – os.