
O Menino do Pijama Listrado(2008)
Sinopse: Alemanha, Segunda Guerra
Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial
nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de
concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda
com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que
fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide
explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade
parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma
cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez
mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.
Contexto Histórico: Desde 1933,
quando Hitler ascendeu ao poder na Alemanha, acumulando os cargos de
primeiro-ministro e presidente, o destino dos judeus parecia selado. Essa
Perseguição durou até o final da Guerra em 1945.
Mão na massa - Atividades
1) Identificar e caracterizar
o nazismo e suas práticas segregacionistas. Demonstrar os conflitos e as formas
de resistência e a amizade inocente sobrevivendo num ambiente de guerra e violência.
2) “O menino acompanha de longe as atividades
do pai, um destacado militar do exército de Hitler. Sua mãe acompanha com pouco
entusiasmo as atividades do marido, diferentemente da irmã do menino, Gretel”.
Após este trecho, explique qual o comportamento frente ao nazismo da mãe e do
pai de Bruno.
3) Bruno ao mudar de casa, não frequentou escola. Qual a solução encontrada pelos pais para essa situação?
4) Como as aulas do menino relacionam-se com os objetivos da educação nazista aos jovens?
5) “Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância.” O que ele descobre lá? O que eram na verdade, essas fazendas?
6) Compare a vida de Bruno com seu amigo da “fazenda”.
7) Por que o menino achava que os prisioneiros usarem “pijamas listrados”?
8) Explique a diferença entre o comportamento de Gretel, a irmã, e de Bruno no decorrer do filme.
9) Que ideias Bruno recebe sobre os judeus? Você concorda com essas ideias? Explique-as.
10) Como os judeus eram tratados na casa dos alemães?
11) Qual cena do filme mostra que os judeus perderam tudo que tinham inclusive aqueles que tinham estudo e posição social?
3) Bruno ao mudar de casa, não frequentou escola. Qual a solução encontrada pelos pais para essa situação?
4) Como as aulas do menino relacionam-se com os objetivos da educação nazista aos jovens?
5) “Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância.” O que ele descobre lá? O que eram na verdade, essas fazendas?
6) Compare a vida de Bruno com seu amigo da “fazenda”.
7) Por que o menino achava que os prisioneiros usarem “pijamas listrados”?
8) Explique a diferença entre o comportamento de Gretel, a irmã, e de Bruno no decorrer do filme.
9) Que ideias Bruno recebe sobre os judeus? Você concorda com essas ideias? Explique-as.
10) Como os judeus eram tratados na casa dos alemães?
11) Qual cena do filme mostra que os judeus perderam tudo que tinham inclusive aqueles que tinham estudo e posição social?
Debate em família
”O menino do pijama listrado’ é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.” Na sua opinião quais foram os motivos que levaram ao final apresentado no filme?
”O menino do pijama listrado’ é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.” Na sua opinião quais foram os motivos que levaram ao final apresentado no filme?
Podemos fazer algumas comparações sobre liberdade, fraternidade, prejuízos de uma guerra ao ser humano.
Conversar com seus pais sobre o valor que damos as coisas atualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário