quarta-feira, 20 de março de 2019

Compreensão e interpretação de texto

A compreensão de um texto é a análise e decodificação do que está realmente escrito nele, das frases e ideias ali presentes. Já a interpretação de texto está ligada às conclusões que podemos chegar ao conectar as ideias do texto com a realidade. É o entendimento subjetivo que o leitor teve sobre o texto.
É possível compreender um texto sem interpretá-lo, porém não é possível interpretá-lo sem compreendê-lo. 
CompreensãoInterpretação
O que éÉ a análise do que está escrito no texto, a compreensão das frases e ideias presentes. É o que podemos concluir sobre o que está escrito no texto. É o modo como interpretamos o conteúdo.
InformaçãoA informação está presente no texto.A informação está fora do texto, mas tem conexão com ele.
AnáliseTrabalha com a objetividade, com as frases e palavras que estão escritas no texto.Trabalha com a subjetividade, com o que você entendeu sobre o texto.

O que é compreensão de texto

A compreensão de texto significa decodificá-lo para entender o que foi dito. É a análise objetiva e a assimilação das palavras e ideias presentes no texto. 
As expressões que geralmente se relacionam com a compreensão são:
  • Segundo o texto…;
  • De acordo com o autor…;
  • No texto…;
  • O texto informa que...
  • O autor sugere…

O que é interpretação de texto

A interpretação do texto é o que podemos concluir sobre ele, depois de estabelecer conexões entre o que está escrito  e a realidade. São as conclusões que podemos tirar com base nas ideias do autor. Essa análise ocorre de modo subjetivo, e são relacionadas com a dedução do leitor.
Existe uma ciência que estuda a teoria da interpretação, chamada de hermenêutica. Ela é um ramo da filosofia, que estuda a interpretação de textos em diversas áreas, como literatura, religião e direito.
Na interpretação de texto, as expressões geralmente utilizadas são:
  • Diante do que foi exposto, podemos concluir…
  • Infere-se do texto que…
  • O texto nos permite deduzir que…
  • Conclui-se do texto que...
  • O texto possibilita o entendimento de...

Detetive Paçoca e um caso muito sujo - 7º anos

Zé Paçoca sempre achou que levava jeito para detetive… Mas nem imaginava que seu primeiro caso seria tão sujo!

Na cidadezinha do interior onde vive e que é cenário do livro “Um Caso Muito Sujo”, de Shirley Souza, são muitos os suspeitos de estarem envolvidos em um crime, e mais ainda os que tentam ajudar, dar palpites ou resolver a situação por conta própria.
Não será nada fácil para Zé Paçoca solucionar esse caso. Sua ajuda, leitor, será fundamental!
A obra faz parte da coleção “Descubra se For Capaz!”, na qual o leitor participa da história, escolhe os caminhos que os personagens devem seguir e ajuda a desvendar mistérios.

“Mgkai, o estrangeiro”, um livro contra a intolerância - 6º anos


   A história retrata bem o caso de bullying que sempre ouvimos falar e que muitos já viveram. O garoto Mgkai sofre uma perseguição, por ser diferente dos demais. Muitas crianças se identificam porque muitas vezes não participam de alguns grupos e acabam se sentindo como um estrangeiro perante os colegas. Será que Mgkai vai se dar bem nessa turma? Os amigos vão aceitá-lo como ele é? Ainda tem muita coisa pra acontecer...

domingo, 17 de março de 2019

Ola, galera! Não deixe de ler "Prisioneiro B-3087", você vai se emocionar!





Título - Prisioneiro B-3087
Autor - Alan Gratz
Tradução - Anthony Cleaver
Editora - Ática
Local - São Paulo, 1ª Ed., 2013
Páginas - 184
ISBN - 978-85-08-16481-3
Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐💖


Sinopse - "Em 1939, aos 10 anos, Yanek Gruener testemunha o acontecimento que mudaria sua vida para sempre: a invasão da Polônia pelo exército alemão, estopim da Segunda Guerra Mundial. O menino é então aprisionado em seu bairro, agora transformado num gueto judeu, cercado por muros intransponíveis. Mas esses foram os melhores dias...
Do início da guerra até seu fim em 1945, Yanek viveu o horror do Holocausto. Passou por dez campos de concentração diferentes, enfrentou viagens em vagões de transporte de gado em condições chocantes e duas vezes marchou por estradas intermináveis.
Mal alimentado, sujo, subjugado, Yanek é, mais do que tudo, um exemplo de perseverança e vontade de viver. Sua jornada, contada décadas depois, é um tocante depoimento histórico que não pode jamais ser esquecido."

O menino do pijama listrado: amizade além das barreiras




 O Menino do Pijama Listrado(2008)


 Sinopse: Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

  Contexto Histórico: Desde 1933, quando Hitler ascendeu ao poder na Alemanha, acumulando os cargos de primeiro-ministro e presidente, o destino dos judeus parecia selado. Essa Perseguição durou até o final da Guerra em 1945.
  
  Mão na massa - Atividades

1) Identificar e caracterizar o nazismo e suas práticas segregacionistas. Demonstrar os conflitos e as formas de resistência e a amizade inocente sobrevivendo num ambiente de guerra e violência.

 2) “O menino acompanha de longe as atividades do pai, um destacado militar do exército de Hitler. Sua mãe acompanha com pouco entusiasmo as atividades do marido, diferentemente da irmã do menino, Gretel”. Após este trecho, explique qual o comportamento frente ao nazismo da mãe e do pai de Bruno.


 3) Bruno ao mudar de casa, não frequentou escola. Qual a solução encontrada pelos pais para essa situação?


 4) Como as aulas do menino relacionam-se com os objetivos da educação nazista aos jovens?

 5) “Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância.” O que ele descobre lá? O que eram na verdade, essas fazendas?

 6) Compare a vida de Bruno com seu amigo da “fazenda”.

 7) Por que o menino achava que os prisioneiros usarem “pijamas listrados”?


 8) Explique a diferença entre o comportamento de Gretel, a irmã, e de Bruno no decorrer do filme.



9) Que ideias Bruno recebe sobre os judeus? Você concorda com essas ideias? Explique-as.


 10) Como os judeus eram tratados na casa dos alemães?


 11) Qual cena do filme mostra que os judeus perderam tudo que tinham inclusive aqueles que tinham estudo e posição social?

                  Debate em família

 ”O menino do pijama listrado’ é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.” Na sua opinião quais foram os motivos que levaram ao final apresentado no filme?
 


 Podemos fazer algumas comparações sobre liberdade, fraternidade, prejuízos de uma guerra ao ser humano.

 Conversar  com seus pais sobre  o valor que damos as coisas atualmente.

“Na sua opinião como era o relacionamento de Bruno e seu pai? Se pensarmos hoje na atualidade seria a mesma coisa? Justifique.